GLOSSÁRIO SERVIÇO SOCIAL
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Lázara Almeida
RESUMO CIENTÍFICO:
Pobreza, desigualdade e políticas públicas: caracterizando a realidade brasileira Trabalho apresentado como requisito da disciplina Sociodiversidade no Serviço Social, orientado pela professora tutora Tatiana.
Aracaju
2012
Pobreza, desigualdade e políticas públicas.
Autora: Maria Ozanira da Silva.
Equipe: Lázara Almeida, Liziane Nascimento, Maria Francisca Soares, Simone Ribeiro, Sirlene Vieira e Vilma Souza.
Professor (a) Orientador (a): Tatiana
UNIVERSIDADE TIRADENTES
Graduação em Serviço Social
SILVA E SILVA, Maria Ozanira da. Pobreza, desigualdade e politicas públicas: caracterizando a realidade brasileira. Ver. Katál. Florianópolis, v. 13 n. 2p. 155-163 jul./dez., 2010.
INTRODUÇÃO: No referenciado artigo, pobreza, desigualdade e exclusão social foram os pontos que nortearam a pesquisa da autora. Tais temas foram por ela estudados, por serem a base que o Governo Federal se utilizou para a implementação de suas políticas públicas de cunho social. A mesma de um conceito de pobreza um tanto mais elaborado que simplesmente a ausência de dinheiro, mas como um conjunto de carências que determinam a pobreza no Brasil, tais como questões educacionais políticas e sociais etc. Uma questão que complexifica ainda mais os problemas sociais e sua relação com a exclusão social é ação do sistema capitalista, no qual não consta a menor sensibilidade em relação aos problemas sociais, e em larga medida os agrava com o neoliberalismo e politicas de arroxo a investimentos sociais. Nos governos de Lula e de Dilma, a questão é minimizada, mas assume outro problema, o de que as políticas públicas geram um ciclo vicioso de dependência financeira e não de autonomia e reparação social. A autora desenvolve em seu texto uma análise das consequências das políticas públicas do governo – anterior e atual – para pensar seus problemas e propor possíveis