glossario de serviço social
Abordagem: Atividade de aproximação do agente público ao usuário em situação de vulnerabilidade e risco com vistas a inseri-lo ou reinseri-lo na rede de serviços socioassistenciais. A abordagem pode ocorrer mediante solicitação da sociedade ou através de busca ativa dos serviços.
Acesso: Ingresso ou entrada nos serviços públicos.
Acessibilidade: Condição favorável para facilitar a obtenção de bens e serviços públicos, eliminando obstáculos de ordem física e os relacionados à comunicação.
Adoção: Colocação, em caráter irrevogável, de uma criança ou adolescente em outra família que não seja a de origem, conferindo vínculo de filiação definitivo, com os mesmos direitos e deveres da filiação biológica, sendo medida judicial irrevogável.
Aposentadoria: refere-se ao afastamento remunerado que um trabalhador faz de suas atividades após cumprir com uma série de requisitos estabelecidos em cada país, a fim de ele possa gozar dos benefícios de uma previdência social e/ou privada.
Atendimento técnico: É um procedimento de escuta e identificação de demandas do usuário, que viabiliza a realização das intervenções pertinentes aos serviços da política de assistência social.
B
Benefícios eventuais: são benefícios da política de assistência social de caráter suplementar e provisório, prestados aos cidadãos em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, com prioridade para crianças, família, idosos, pessoas com deficiência, gestantes e nutrizes. Os benefícios eventuais integram as garantias do Sistema Emprego São classificados como empregados (no sentido de pessoas).
Bolsa Família: Programa de transferência direta de renda com condicionalidades que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. C
Capitalismo: é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos.
Classe social: é um grupo de pessoas que têm status social similar