Ética
O trabalho é a principal forma de desenvolvimento do homem na história, é por ele que chegamos a situação estrutural de hoje e por ele que os avanços em qualquer área que seja. trabalho (derivação regressiva de trabalhar)
s. m.
1. Acto de trabalhar.
2. Qualquer ocupação manual ou intelectual.
3. Cuidado que se emprega na feitura de uma obra. =ESMERO
4. Obra feita ou que se faz ou está para se fazer.
5. Labutação, lida.
6. Fenómeno da vitalidade dos órgãos.
Regime social de sujeição do homem para fins econômicos. O escravo seria, assim, propriedade de seu senhor, realizando trabalho sem direito a pagamento. De um modo geral, o escravo trabalha em troca apenas de alimentação, roupa e abrigo. A escravidão começou na Pré-História e, embora seja considerada ilegal, ainda persiste em algumas regiões do planeta, como partes da África, da Ásia e da América do Sul.
A escravidão surgiu há cerca de 10 mil anos, quando prisioneiros de guerra eram capturados para trabalhar nas lavouras. Os criminosos e indivíduos que não conseguiam pagar suas dívidas também se tornavam escravos.
Trabalho está em tudo podemos observar nas suas definições, e é dele que vamos tratar no presente trabalho.
Evolução do Trabalho
Para facilitar, os historiadores costumam dividir o estudo dos primeiros tempos da humanidade em três etapas:
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
Nova Idade da Pedra ou Neolítico
Idade dos Metais
Paleolítico
No paleolítico, o mais extenso período da história da humanidade, estendendo-se desde o seu surgimentos, por volta de 4,4 milhões de anos, até 8000 a.C., a baixa temperatura obrigava os grupos de hominídeos a viver em cavernas. Sem conhecer a agricultura e a criação de animais, eles se alimentavam da caça, da pesca e da coleta de frutos, os que os obrigava a uma vida nômade.
A maios descoberta nesse período foi o domínio do fogo há mais ou menos 500 mil anos, pois passaram a aquecer o ambiente em que viviam, a cozinhar