Cinetica quimica
É a parte da química que estuda as velocidades das reações e os fatores que a influenciam. Cinética química inclui investigações de como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre o mecanismo de reação e estados de transição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.
A velocidade da reação recebe geralmente o nome de taxa de reação. A taxa de reação está relacionada com: as concentrações dos reagentes e seu estado particular (estado físico, estado nascente dos gases, estado cristalino ou amorfo dos sólidos),o fato dos reagentes estarem ou não em solução(neste caso a natureza do solvente irá influir na velocidade da reação),a temperatura,a eletricidade, a luz, a pressão a presença de catalisadores dos produtos de reação.
Teoria das colisões: a velocidade de reação aumenta proporcionalmente à concentração dos reagentes
Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto.
Prática sobre cinética química:
Material Usado:
substâncias: Vidraria: Outros:
-Iodato de Potássio -Becher -Caneta
-Amido de Milho -Frasco de armazenamento - Balança
-Ácido Sulfurico -Balão volumétrico
-Metabissulfito -Tubos de ensaio -Vidro de relógio -Pipeta e pêra
São preparadas duas soluções. Primeiramente, uma constituída de Iodato de potássio (KIO3) que chamamos de solução A: O iodeto de potássio (uma