Glossário Financeiro
A
Absorção
Fusão de duas empresas, na qual uma das empresas é absorvida pela outra empresa, desaparecendo.
Ação agressiva
Tipo de ação que normalmente apresenta um grau de variação de cotação maior que o conjunto do mercado. Tipo de ação que normalmente apresenta um coeficiente beta maior que 1 (ação que apresenta uma variação maior que o índice, porém no mesmo sentido). Também conhecida por ação volátil.
Ação alavancada
Ação emitida por empresa alavancada, ou seja, que utiliza capital de terceiros. Os proprietários deste tipo de ação estão sujeitos aos benefícios e aos custos provenientes da alavancagem realizada pela empresa.
Ação antiga
Tipo de ação que foi emitida anteriormente à realização de um aumento do capital social da empresa.
Ação ao portador
Tipo de ação que não apresentava o nome do acionista ou titular da ação no documento, pertencendo, portanto, a quem a tivesse em seu poder. Revogada pela lei 8201/90, este tipo de ação não existe mais atualmente.
Ação cíclica
Tipo de ação cujo valor de cotação oscila de acordo com os ciclos econômicos.
Ação com valor nominal
Ação que apresenta um valor impresso, estabelecido pelo estatuto da companhia que a emitiu.
Ação defensiva
Tipo de ação que normalmente apresenta um grau de variação de cotação menor que o conjunto do mercado. Tipo de ação que normalmente apresenta um coeficiente beta menor que 1 (ação que apresenta uma variação menor que o índice, porém no mesmo sentido).
Ação de terceira linha
Ação geralmente emitida por empresas de médio e pequeno porte, que apresentam um maior risco de investimento, apesar de não serem necessariamente empresas de baixa qualidade. A ação de terceira linha apresenta normalmente pequena liquidez e sua negociação no mercado de ações caracteriza-se pela descontinuidade.
Ação em tesouraria
Determinada quantidade de ações próprias que a empresa emitente mantém em seu poder.
Ação endossável
Tipo de ação nominativa que pode ser