resuno
Luísa de uma família de classe média, cursa odontologia na faculdade de Belo Horizonte, por vontade do pai, noiva de um funcionário público em Ponte Nova. Nas suas férias da faculdade sempre trabalhava no comércio de sua tia madrinha, que tinha como hobby fazer goiabada, o qual levou Luísa a desenvolver o espírito empreendedor. Uma ideia que fez Luísa criar a sua empresa (Goiabadas Maria Amália Ltda.), homenagem a avó. Luísa sentia poderia ser uma empreendedora de sucesso, pois era perseverante, autoconfiante e tinha capacidade de convencer as pessoas, mas como não tinha conhecimento na área de planejamento, buscou ajuda com um professor de empreendedorismo, que lhes passou algumas informações sobre plano de marketing, estratégias, planos financeiros.
Para a construção de uma idéia é essencial ter tudo sobre o assunto e estudar, conhecer pessoas influentes, visitar vários locais e descobrir como usar a internet a seu favor. A partir destas informações o projeto empresarial que deve apresentar a missão da empresa, o produto a ser oferecido, a descrição, o fluxo de produção e principalmente ter marketing.
De acordo com as orientações recebidas Luísa fez um plano de negócio, que é uma forma de pensar e estruturar o futuro de uma empresa como aonde ir, como ir mais rápido, o que fazer durante o caminho para diminuir as incertezas e os riscos, que para o empreendedor é muito importante. Este plano está estruturado em sumario executivo, a empresa, o plano de marketing e o plano financeiro.