Glossário financeiro
Ação
Valor mobiliário emitido pelas sociedades anônimas (título negociável) que representa a menor fração do capital destas empresas. Elas emitem ações para aumentar o capital social e os recursos levantados podem ser utilizados para vários fins, sobretudo futuros investimentos.
Ação Ao Portador revogada pela lei 8201/90 este tipo de ação não existe mais. Esse tipo de ação não trazia o nome do seu proprietário. Portanto, pertencia a quem a tivesse em seu poder
Ação Cheia (Com)
Ação cujos direitos - dividendos, bonificação, subscrição - ainda não foram exercidos.
Ação na qual o investidor terá direito de receber dividendos e bonificações ou exercer subscrições. Aí está é a diferença de uma ação cheia para uma "ex" ou "vazia", quando estes direitos já foram exercidos.
Ação Com Valor Nominal
São ações em que o valor é declarado no estatuto social da companhia, a companhia emite e que figura nos certificados representativos das ações, devendo esse valor ser igual para todas as ações da companhia.
Ação Endossável
Um dos tipos de ação nominativa cujo certificado é nominal ao seu proprietário, que mediante endosso pode ter sua posse transferida.
Ação Escritural
É uma ação que circula nos mercados de capitais sem a emissão de certificados ou cautelas. São escrituradas por um banco que atua como depositário das ações da empresa e que processa os pagamentos e transferências por meio da emissão de extratos bancários. Não existe, portanto, movimentação física de ações.
Ação listada em bolsa :Ação negociada no pregão de uma bolsa de valores.
Ação Nominativa: é uma ação cujo certificado é nominal ao seu proprietário. O certificado , entretanto, não caracteriza a posse, que só é definida depois do lançamento no livro de Registro das Ações Nominativas da empresa emitente.
Ação Objeto: Ação sobre a qual se refere a opção negociada no pregão de uma Bolsa de Valores.
Ação ordinária : Ação que proporciona participação nos resultados econômicos de