Glossário de termos financeiros
ATIVO CIRCULANTE - É aquele que reúne os valores suscetíveis de movimentação, tais como: dinheiro em caixa, em bancos, mercadorias, matérias-primas, títulos.
ATIVO PERMANENTE - É a parte do ativo que se destina ao uso; é aquele que fica de reserva sem intenção de venda ou alienação.
ATIVIDADE - São valores que representam os bens e os créditos da empresa.
BALANÇO PATRIMONIAL - É o balanço que incluí a demonstração do patrimônio através do Ativo (investimento) e do Passivo (origem dos investimentos).
CAPITAL CIRCULANTE - Sistema de bens que se consomem em um só ato de produção e que giram nas empresas, renovando-se constantemente. São exemplos: as matérias-primas que quando aplicadas transformam em mercadorias e, depois de vendidas, transformam em dinheiro ou em duplicatas a receber; o dinheiro em caixa ou em bancos, que quando aplicados transformam em outro tipo de bem; as duplicatas a receber que quando pagas transformam-se em dinheiro.
CUSTO FIXO - Gasto que se tem sempre dentro das mesmas medidas, independentemente do volume da produção. Ex.: Aluguéis, seguros, salários mensais, impostos.
CUSTO VARIÁVEL - É aquele que tem relação direta com o volume produzido; estes custos aumentam quando a produção aumenta. Ex.: Mão de Obra Direta, comissões de vendedores, compensações de seguro.
DÉFICIT- Quando a despesa supera a receita; é quando o Passivo é superior ao Ativo.
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO - É a apuração contábil apresentada analiticamente através dos componentes. Por exemplo: as contas do exercício e a demonstração de lucros e perdas. As demonstrações de resultados podem ser do exercício ou de parte dele. É um quadro que analisa a apuração de lucro ou de perda, ou seja, receitas e custos.
DESPESAS FIXAS - Gastos que se tem sempre dentro das mesmas medidas, independentemente do volume da produção.
DESPESAS