Plano de negocios
DOCENTE: Fernanda Márcia Kumm
Curso: Administração - DISCIPLINA: Gestão dos Ativos Intangíveis - Período 6º/7º
BREVE HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Revolução Industrial: Conhecimento aplicado as ferramentas, processos e produtos, na forma de aplicação do conhecimento sistematizado. Ex.: Motor a vapor – 1º marco utilizado como tecnologia – 1765 e 1776) Após 35 anos este conhecimento considerado sistematizado foi aplicado aos barcos, tem-se, portanto a Revolução Industrial propiciada pela aplicação deste conhecimento.
Revolução da produtividade: pensando no aumento da produtividade Taylor aplicou o conhecimento ao estudo do trabalho, analisando-o, dividindo-o numa série de movimentos simples e repetitivos, os quais deveriam ser executados de maneira certa, em seu melhor tempo e com as ferramentas corretas. Ressaltando que em termos gerenciais Taylor causou grande impacto ao afirmar que a autoridade na fábrica não podia estar baseada na propriedade.
Revolução Gerencial: Necessidade de adaptar a demanda intensa e crescente por produtos e serviços, decorrentes da escassez exigindo a produção em massa. Diante disso impôs o surgimento de uma nova função: a gerência, ou seja, alguém com conhecimento para coordenar a produção, orientando os operários com a finalidade de produzir mais no melhor tempo possível para atender a demanda.
(ORGANIZAÇÕES/PESSOASXCONHECIMENTO)
Atualmente o ativo intangível vem se destacando, ganhando um espaço cada vez maior, no âmbito das organizações, pois hoje, as organizações estão criando valor de modo novo e diferente, onde, as relações existentes de desenvolvimento entre os ativos tangíveis e intangíveis se tornam imprescindível, ou seja, investe-se em treinamento do capital humano, e ao mesmo em que, investe-se em ativos intangíveis, como o capital intelectual faz posteriormente com que o mesmo venha a desenvolver novas tecnologias, como é o caso de