ESTUDO DIRIGIDO ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL
NOMES: JÚLIA MATOSO E MARIA CLARA CAON
1- Quais os princípios objetivos do acordo de Bretton Woods?
O acordo de Bretton Woods, 1944, objetivava reconstruir a estabilidade monetária e econômica no pós-guerra, liberalizando o comércio e renegociando diminuição de barreiras alfandegárias. Este acordo era baseado em três pilares: câmbio fixo mas ajustável, controle de capitais e novas instituições, principalmente o Fundo Monetário Internacional (FMI).
As negociações começaram de forma bilateral: de um lado White, americano, e de outro, Keynes, inglês. Ambos tentavam estabelecer as bases do que seria uma nova ordem econômica internacional e como esta seria construída.
Os negociadores acreditavam que parar gerar uma nova ordem internacional o ponto mais importante era redefinir as taxas de câmbio e, para isso, os países deveriam ancorar suas moedas no dólar e este, por sua vez, seria lastreado no ouro. Desse modo, todas as moedas estariam de forma direta ou indireta ancoradas no ouro. Eles acreditavam que desse modo à estabilidade do padrão-ouro seria retomada.
Para que essa estabilidade se concretizasse era necessário que os países mantivessem um nível estável de reservas estrangeiras, pois esta iria definir a emissão da moeda nacional. Desse modo, maior nível de reservas geraria mais moeda e, que por sua vez, geraria crescimento econômico.
As experiências do entre guerras indicavam haver necessidade do controle de capitais. No entanto, esse controle não poderia ser muito rigoroso para não sufocar o comércio, ponto principal da retomada do crescimento econômico e da reconstrução. O movimento de capitais deveria evitar desequilíbrios e promover o crescimento, isto é, a especulação não era bem-vinda, mas havia lugar para investimentos produtivos e empréstimos entre países superavitários e deficitários. Para isso, todos os envolvidos deveriam cooperar, para que o capital não fugisse de um país mais para um menos