Globalização
Karina Michele Carvalho
Gestão Pública
02/2013
RESUMO ESTUDOS
INTRODUÇÃO
O processo de globalização teve seu início no século XV com as grandes navegações e descobertas marítimas. Nesse período o homem europeu teve contato com a população de outros continentes, tornando estável dessa forma relações comerciais e consequentemente culturais. Efetivou-se pelo século XX, após a queda do socialismo no leste europeu. Surgiu pra atender ao capitalismo a fim de buscar novos mercados, pois o produto interno encontrava-se saturado.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se saturado. O processo de globalização facilitou o contato entre as empresas de diversos países através de suas inovações, tornando o capitalismo dessa forma predominante no mundo.
As inovações tecnológicas foram uma das ações que marcaram o processo de globalização, destacando nesse campo no que se refere à telecomunicação, por meio da telefonia e internet e a informática.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E SUAS EXPANSÕES TECNOLÓGICAS
A nova ordem mundial iniciou-se após a Segunda Guerra Mundial, no momento em que os Estados Unidos assumiu o poder do sistema capitalista. Teve um crescimento econômico acelerado alcançando dessa forma o papel de maior credor do mundo capitalista.
A tecnologia desenvolveu padrões de desenvolvimento tecnológico, que levou à modernização e a automatização da indústria, permitindo grande aumento e diversificação da produção. Os avanços tecnológicos, particularmente nos transportes e comunicações, permitiram novos procedimentos pelas grandes com o intuito de dispersar suas etapas em escala mundial, com objetivo de ir a busca de poucos custos operacionais. A produção deixa de ser local para ser mundial, intensificando o fluxo econômico.
A força da globalização é a competitividade que tem como foco a