Concreto de Alta Resistência Inicial
Slide 1 – O que é?
- O aumento na velocidade das obras que este concreto pode gerar traz consigo a redução de custos com funcionários, com alugueis de formas, equipamentos e diversos outros ganhos de produtividade.
Slide 2 – Processo de Fabricação
- A alta resistência inicial é fruto de uma dosagem racional do concreto, feita com base nas características específicas de cada obra. Portanto, a obra deve fornecer o maior número de informações possíveis para a elaboração do traço, que pode exigir aditivos especiais, tipos específicos de cimento e adições.
Slide 3 – Continuação do Slide 2
- Esses materiais dão resistência ao concreto devido à reação com o cimento que produz um adicional de gel CSH que é o responsável pela resistência do concreto.
- O superplastificante age dando uma trabalhabilidade adequada a um concreto de baixa relação de a/c e o outro aditivo age retardando a reação de hidratação dando aos trabalhadores mais tempo para a concretagem.
Slide 4 – Aplicações
- Arranha céus nos EUA usam concretos de alta resistência há tempos, desde os anos 90. Geralmente o Fck gira em torno de 100 Mpa ou mais. Atualmente, já existe uma nova classe de concreto os UHSC – Ultra high strength concrete que o Fck chega a 150 Mpa.
Slide 5 – Cimento CP V – ARI
- O desenvolvimento dessa propriedade é conseguido pela utilização de uma dosagem diferente de calcário e argila na produção do clínquer, e pela moagem mais fina do cimento. Assim, ao reagir com a água o CP V ARI adquire elevadas resistências, com maior velocidade.