historia da fisica
ALUNA: LARICE EDUARDO DE ARAUJO
CURSO: LIC. EM FISICA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA FISICA
Faça uma pesquisa detalhada a respeito dos avanços da Ciência no Oriente, durante o período medieval (entre 476 d.C e 1453).
Inversamente ao que se passava no Ocidente, o mundo árabe (oriente) teve desde cedo um enorme contato com o legado intelectual dos pensadores da Antiguidade. A partir do ano 800 d.C. dá-se no Islão um verdadeiro renascimento intelectual, que só vai atingir a Europa por volta do ano 1200 d.C. Essa atividade tem como ponto de partida a obra dos pensadores gregos, cujas obras passam a ser intensamente traduzidas. Importante citar o nome do filósofo árabe Honain (809-877), que traduziu as obras mais importantes de Aristóteles, as obras de Galeno e o Almagesto de Ptolomeu.
Além dessa importante atividade da tradução dos clássicos, os árabes tiveram contribuições próprias de relevo para a ciência, principalmente no domínio da Matemática, Astronomia,Medicina e Alquimia.
NA MATEMATICA:
As culturas persa e hindu tornaram-se parte da herança islâmica no campo da Matemática. No século VII, durante a existência do Profeta, um matemático muçulmano hindu desenvolveu o símbolo "zero", que viria a revolucionar o estudo da matemática e tornar possível as grandes conquistas nesse campo, não só muçulmanas, mas de toda a humanidade.
Palavras como "algebra" e "algorítimo" foram, na verdade, tiradas do vernáculo árabico e traduzidas para o latim. Foi um matemático muçulmano que formulou, explicitamente, a função trigonométrica. A palavra "seno" é uma tradução da palavra arábica "jayb". Al-Khwarizmi escreveu o mais antigo livro sobre matemática, conhecido somente na versão traduzida. Ele apresentou mais de 800 livros de cálculo de integração e equação, que viriam a ser adotados pelos neo-babilônios. Os muçulmanos introduziram os algarismos arábicos na Europa e ensinaram aos ocidentais as convenções mais adequadas ao conceito aritmético. O "zero" e os