História da Física
Desde muito tempo, o homem tem o interesse em compreender o comportamento dos corpos, da matéria: porque objetos sem apoio tendem a cair, porque diferentes materiais possuem reações diferentes em determinadas temperaturas, qual seria o formato exato da Terra, enfim.
Por falta até mesmo de recursos para executar experimentos sistemáticos, as teorias dadas antigamente eram formuladas apenas em termos filosóficos. E muitas das teorias adotadas nessa época estavam imprecisas ou erradas.
Com o passar das décadas e séculos, essa ciência passou a ser mais observada e estudada, e aprimorou-se até chegar a dados muito mais precisos e de fácil, ou talvez simples, comprovação, através de diversificados experimentos.
Os dados que se prosseguem são a evolução histórica da Física, através de seus principais representantes, em ordem cronológica.
Leucipo de Mileto
•
(Grécia, aproximadamente 500 a.C.)
•
480 a.C. - Leucipo afirma, pela primeira vez, que todas as substâncias eram formadas por partículas microscópicas, chamadas de átomo (do grego, algo que não pode ser divido). Mais tarde o conceito é difundido por seu discípulo,
Demócrito. Mas a maioria dos filósofos da época rejeitam a idéia.
-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-
Arquimedes
•
(Grécia, 287 a.C. - 212 a.C.)
•
Matemático, físico e inventor.
•
260 a.C. - Já se sabia que as alavancas mais compridas levantam pesos maiores, mas foi Arquimedes quem ensinou a fazer o cálculo exato. Mostrando que, dobrando o comprimento, se levanta um peso duas vezes maior e assim por diante.
•
Inventou um método muito sofisticado, para se calcular π (pi), chagando a um número mais preciso, do que o calculado por seus antecessores.
•
Arquimedes também foi criador bélico, criando armas para a Segunda Guerra Púnica.