História da Física
Curso: Engenharia Civil --- 1° Período Disciplina: Física I
Professor (a): Janilce M. V. Ribeiro
Nome dos alunos: Yolanda Souza de Lyra Monteiro Fabio Anderson de Souza Vale Robson
História da Física
Física é um termo que provém do grego phisis e que significa “realidade” ou “natureza”. Trata-se da ciência que estuda as propriedades da natureza com o apoio da linguagem matemática. A física trata das propriedades da matéria, a energia, o tempo e as suas interacções.
Esta ciência não é unicamente teórica: também é uma ciência experimental. As suas conclusões podem ser verificadas através das experimentações. Além do mais, as suas teorias permitem realizar previsões relativamente a experiências futuras.
Face ao amplo campo de estudo e ao seu extenso desenvolvimento histórico, a física é considerada como uma ciência fundamental ou central. Esta ciência trata desde a descrição de partículas microscópicas até ao nascimento das estrelas no universo, por exemplo.
Pode-se traçar a História da Física a partir do momento em que a humanidade começou a ver e analisar os fenômenos naturais de modo racional, abandonando explicações místicas ou divinas. As primeiras tentativas racionais de explicação da Natureza vieram com os indianos e com os gregos antigos. Antes disso, fenômenos naturais e suas consequências eram explicados por deuses e deusas; Apolo, em sua carruagem, carregava a esfera brilhante, o Sol, de leste para oeste, todos os dias. A Filosofia Natural, como era conhecida a Física até tempos mais modernos, confundia-se com a Química e com certos aspectos da Matemática e Biologia, e pode ser considerada a disciplina acadêmica mais antiga, se for considerada a sua presença dentro da Astronomia.
Após ter visto um momento de esplendor na Grécia Antiga, tendo como nome principal Aristóteles, a Física