Henry Ford
1. Introdução Henry Ford, um dos maiores nomes da indústria mundial, nasceu no dia 30 de julho de 1863 em Dearborn, nos estados unidos. Quando criança ele era responsável pelos reparos das máquinas da fazenda do seu pai. Até os 16 anos estudou em escolas públicas e, aos 16 anos, tornou-se aprendiz de mecânico em Detroit. Entre 1888 e 1889 foi mecânico e, mais tarde, chefe de mecânicos da Edison Illuminating Company. Em 1893, conseguiu construir seu primeiro automóvel e, no ano de 1903, funda a Ford Motor Company. Henry Ford na infancia Henry Ford mais velho
2. Ideias e inovações
Inicialmente, para perceber como Ford foi um homem realmente inovador para sua época, deve-se citar que ele adotou três princípios básicos, a saber (Chiavenato, 1993, p. 80):
- Princípio de intensificação: consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
- Princípio da economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matériaprima em transformação. Por meio desse princípio, conseguiu fazer com que o trator ou o automóvel fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida. “O minério sai da mina no Sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na Terça-feira, à tarde” (Ford, 1922, p. 77).
- Princípio de produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especializa- ção e da linha de montagem. Assim, o operário pode ganhar mais, um