acca
O trabalho iniciou-se com a coleta de dados referentes à literatura, que embasa e justifica a importância da pesquisa, e ao Projeto CAP, que é o contexto de elaboração do livro em formato MECDAISY.
Posteriormente, foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa - COEP do UNICERP um protocolo de autorização para a realização desse Estudo de Caso, justificando a relevância social do trabalho por se tratar de uma pesquisa com seres humanos.
Nessa etapa, o pesquisador programou uma visita aos participantes, com autorização prévia para que a mesma acontecesse, com o objetivo de explicar o trabalho e sua importância para a pessoa cega na melhoria dos serviços prestados, bem como os objetivos da coleta de dados, esclarecendo a necessidade da participação do entrevistado para compor a análise final da pesquisa.
Dando continuidade, foi elaborado o questionário (Anexo B) para a entrevista que seria realizada com pessoas cegas que tem acesso ao material em formato DAISY. O questionário elaborado contém 13 perguntas que estão relacionadas à utilização e utilidade do livro acessível, bem como as dificuldades enfrentadas pelos mesmos no que se refere ao manuseio do material. O questionário foi transcrito em Braille para que o respondente tivesse liberdade em avaliar as perguntas e também para que lhe fosse permitido o acesso ao material por seu sistema de leitura e escrita.
A entrevista foi individual com a presença do pesquisador. Para cada participante havia uma folha de resposta e esta compôs o material documentado que serviu de base para a análise dos dados.
O material documentado foi analisado a partir da interpretação crítica das respostas e justificativas dos alunos participantes às questões de pesquisa (questionário).
4 rESULTADOS E DISCUSSÃO
Neste capítulo apresentamos a interpretação das descobertas que obtive por meio do questionário que foi aplicado ao grupo de