Globalização / Capitalismo
GLOBALIZAÇÃO
Movimento humano de contato cultural, social, comercial, político, econômico e militar empreendido entre os homens desde tempos antigos. Hoje a globalização esta representada por aspectos da comunicação, financeiros e de encurtamentos de distancia. Esse fenômeno sempre existiu, mas com outros nomes.
CAPITALISMO
Modo de produção sugerido no final do século XV na Europa com o fim do feudalismo. O Capitalismo se caracteriza por: propriedade privada, livre iniciativa, mão de obra livre e assalariada e acumulo de capital.
*Capitalismo comercial: fase que inicia com as navegações portuguesas e espanholas. Característica principal a troca comercial de mercadorias.
* Capitalismo industrial: fase capitalista que caracteriza pela hegemonia do capital industrial da Europa.
*Capitalismo financeiro: fase atual do capitalismo. Os bancos detém o capital e hegemonizam às outras formas de produção de bens. As trocas financeiras são as características dessa fase.
A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO NACIONAL
A nova tese sobre a historia e o desenvolvimento do Brasil: “industrialização substitutiva de importações”. Ela nasceu e se expandiu nos anos 1930-1964, adquirindo efetividade nos anos que se seguem a Revolução de 1930, surgindo o projeto de “capitalismo nacional”, buscando interiorizar os centros decisórios sobre problemas de economia política e redefinindo amplamente os laços com a economia dos países mais fortes ou imperialistas, dentre os quais destacam-se a Inglaterra e os EUA. A respeito das vacilações, recuos e bloqueios ocorridos no curso dos anos e décadas, o projeto de capitalismo nacional concretizou-se em larga medida. Tanto se acomodou as regras da economia agrária exportadora como conseguiu obter vantagens econômico financeiras e políticas na atividade.
O projeto de capitalismo acional teve sua época, Ascenso, prosperidade, êxito, problemas, contradições, declínio e esgotamento. A partir disso, desenvolveram as classes e os grupos