O capitalismo e a globalização
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
NOTA – ( 10,0 )
O Capitalismo e a Globalização
Salvador
2011
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Riqueza e Pobreza
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Sociologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Karen Sasaki e do(a) tutor(a) Prof. Wilian de Jesus.
Salvador
2011
INTRODUÇÃO
Com base em nossos estudos será mostrado como a globalização vem afetando a realidade brasileira, em relação a exclusão social, cultural e o consumo em excesso. Devido a esses fatos sempre ocorrerá a desigualdade social, pois a pobreza está passando despercebida pelos nossos governantes. Será relatado também neste trabalho que o ser humano está mais preocupado com o crescimento do capitalismo, com o poder de compra e a luxúria, sendo assim esquecendo que existe uma outra realidade que trata-se da pobreza da miséria, pois a preocupação do indivíduo hoje é somente a vaidade e o consumismo. É necessário lembrar que a sociedade moderna é inclusa em sistema econômico e neste trabalho será ressaltado o processo de globalização será visto algumas alternativas globalizadas com o objetivo de se submeter ao mercado, o poder e as demandas do cidadão. Levando em conta da nossa análise o governo enfrenta problemas socioeconômicos em todo país.
A globalização deu início na revolução industrial, a primeira característica da globalização foi a revolução tecnológica, a comunicação e os conflitos políticos. Trata-se de um fenômeno identificado pela necessidade do capitalismo de gerar novos mercados. Entende-se que a globalização vem se expandindo no sistema de comunicação, na telefonia, na presença da informática e na maior parte dos setores de produção e serviços. A globalização chegou com o positivismo, pois as informações estão ao alcance de todos não só no