A globalização e o Capitalismo
Elanne Maria da Mota Lopes
Resumo
Este artigo discute as transformações do capitalismo tomando como base teórica a globalização. A pesquisa em pauta teve como intenção central a investigação acerca das transformações do capitalismo contemporâneo, sob uma concepção histórica e geográfica.
Palavra-Chave: Globalização, Capitalismo e Contemporâneo.
1. Introdução
A globalização em desenvolvimento em praticamente todas as regiões da terra vem produzindo um conjunto de modificações na vida social da humanidade. Trata-se, portanto, de mudanças que estão impactando fortemente a política mundial, a economia, o mundo do trabalho e as tradições culturais em todas as partes do planeta, quer influenciadas pelos meios de comunicação, quer pelo poder econômico-financeiro das grandes corporações transnacionais.
O significado mais usual de "globalização" é o de uma crescente integração entre os países de todo o mundo ou pelo menos da maior parte. Esta noção pode ser usada ideologicamente quando projeta a ideia de que esse processo ocorre espontaneamente entre os países envolvidos, como se todos eles se situassem em pé de igualdade e participassem voluntariamente da integração.
Há processo na globalização que compreende diversos aspectos: do econômico ao cultural. Não apenas o capital - tanto o monetário quanto produtivo - se desloca cada vez mais rapidamente de uns países para outros, mas também a força de trabalho se encontra em permanente mobilidade. As pessoas adquirem as mesmas marcas de produtos em diferentes países, num processo mundial crescente de consumo padronizado.
O capitalismo é um sistema socioeconômico adotado por muitos países, caracterizado pelo lucro, pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. Tem fundamental importância para a expansão do comercio, como as indústrias, agricultura, exportação de produtos, desta maneira beneficiando a