CAPITALISMO PARASITÁRIO E GLOBALIZAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA
************
CAPITALISMO PARASITÁRIO E GLOBALIZAÇÃO
CIDADE
2014
######
CAPITALISMO PARASITÁRIO E GLOBALIZAÇÃO
Fechamento textual para disciplina Sociedade e contemporaneidade como parte da nota de grau um.
Professora Louise Lage
BUTIÁ
2014
Sumário
1.
CAPITALISMO PARASITÁRIO
Já no início do texto que integra a obra, o sociólogo, acusa o capitalismo de ser um sistema parasitário, e como todo parasita, necessitado de um hospedeiro.
O sociólogo Zygmunt Bauman também afirma que o capitalismo cria mais problemas do que soluções como podemos ver em um dos trechos da obra, onde ele cita que o capitalismo se destaca por criar problemas, e não por solucioná-los e que ele (capitalismo) não pode ser simultaneamente coerente e completo.
Rosa Luxemburgo certa vez escreveu com total razão que a “acumulação capitalista” não poderia sobreviver sem as economias “não capitalistas”.
O que Rosa Luxemburgo não sabia, é que havia muito mais “hospedeiros” do que ela poderia prever para esse capitalismo parasitário.
Hoje em dia depois de vários anos, ou podemos dizer até séculos se passarem após das primeiras pesquisas, sabemos que a força do capitalismo esta na forma como faz as buscas por seus “hospedeiros” e em oportunismo.
No século em que estamos, temos coisas que antigamente não existiam, como a contratação de serviço de crédito, os cartões,empréstimos,entre outras coisas. Mas foram essas coisas que tornaram possível o advento do capitalismo moderno.
Com os serviços de créditos, o consumidor começou a desfrutar de coisas que talvez só conseguisse depois de algum tempo.
Bauman também cita que “Os indivíduos que têm uma caderneta de poupança e nenhum cartão de crédito são vistos como um desafio para as artes do marketing: “terras virgens” chamando pela exploração lucrativa.”.
Infelizmente nos dias de hoje, as pessoas