Glicose e suas aplicações industriais
Gabriel Siade Jensen Barbosa
Philippe da Silva
RESUMO O presente trabalho visa o estudo da glicose e sua aplicação industrial. Ela é um carboidrato fundamental para a síntese de macromoléculas, como o amido, e a celulose, entre outros. A IUPAC, nomeia como 6-(hidroximetil) oxano-2,3,4,5-tetrol , ela é um açúcar redutor, por apresentar um carbono α (hemiacetal) sua aplicação industrial consiste principalmente na indústria culinária, como fabricação de doces, bebidas gaseificadas como refrigerantes, energéticos, isotônicos, e atualmente há pesquisas relacionadas a fabricação de polímeros biodegradáveis como PLA e PHA, que será dito ao decorrer do artigo.
1. INTRODUÇÃO Glicose, também chamada dextrose, é o carboidrato mais importante. É transportado pela corrente sangüínea (dai o nome “açúcar do sangue”), e é usado pelo organismo como fonte de energia.
A glicose é um monossacarídeo, forma mais simples de açúcar, formada por uma única molécula. Na maioria dos casos, a glicose associa-se a outro monossacarídeo, formando dissacarídeos (como a sacarose), ou associa-se a outras moléculas de glicose, formando carboidratos mais complexos como o amido. Nosso organismo obtém glicose ao digerir hidratos de carbono simples e complexos. Algumas aplicações da glicose na indústria, são na industria polimérica (polilactatos), na culinária (como amido, xarope de milho e o glacê), na fabricação de bebidas (produção de energéticos, gatorades e a cerveja). (LUCIA, Ana Vendramini, UFRJ et al., 2013)
2. PRODUÇÃO DA GLICOSE NAS PLANTAS A fotossíntese fornece os carboidratos, dos quais as plantas dependem, enquanto que a respiração é o processo pelo qual a energia armazenada nos carboidratos é liberada de maneira controlada. A respiração aeróbica (comum a todos os organismos eucarióticos) em