Curiosidades Petronas Towers
Em 1999 foi filmado nas Petronas Towers o filme "Armadilha”, estrelado por Sean Connery e Catherine Zeta-Jones, onde mostrava os astros passando por cabos de aço por debaixo da ponte entre os dois edifícios. As torres foram projetadas pelo arquiteto Cesar Pelli, configuradas por estrutura de aço e vedação em vidro, e desenhadas de forma a lembrar motivos encontrados na arte islâmica, um reflexo da herança muçulmana malaia. A estrutura básica, porém, foi um desenvolvimento do projeto de um edifício cancelado em Chicago. Também os bombeiros simularam uma situação de que uma das torres estava a pegar fogo e transferiram 15.000 pessoas duma torre para a outra pelo passadiço construído entre elas; uma maneira de mostrar como as Torres Petronas são resistentes.
As torres foram consideradas as mais altas do mundo por 5 anos, de 1998 até 2003. Após a construção do Petronas Towers gerou-se uma polêmica sobre a classificação da altura de estruturas, pois o Petronas ultrapassava o Sears Towers (edifício que vem logo após o Petronas na classificação) em sua altura total, porém quando comparado a altura do último andar o concorrente do Petronas ainda ficava com o título. Para resolver essa situação foram criadas diversas categorias para a classificação da altura das estruturas.
Em 1991, foi aberto um concurso para o projeto das torres e o vencedor foi o estúdio de Cesar Pelli, arquiteto argentino responsável pelo desenho arquitetônico do edifício. Cesar Pelli propôs duas torres gêmeas de 88 andares, cada uma com 427m de altura e uma ponte no andar 44 unindo as duas torres.
Para a construção das torres algo incomum foi feito, diferentes empresas de construção civil foram contratadas para a construção de cada torre, o que acarretou em um tempo de construção relativamente rápido, devido à rivalidade entre as construtoras.
Devido à falta de aço na região e ao enorme custo para importação, as torres foram construídas com concreto