Glicogênese
1) Quais reações da glicólise consomem ATP? Quais geram ATP?
2) Qual o balanço da produção de ATP por molécula de glicose?
3) Quais reações servem como ponto de controle da via glicolítica?
4) Quais os destinos do piruvato?
5) A glicose é com frequência administrada por via intravenosa a pacientes, como uma fonte alimentar. Um residente novo no hospital onde você está fazendo um de seus plantões sugere administrar glicose-6-fosfato no lugar de glicose. Você se lembra, das aulas de bioquímica, de que a transformação de glicose em glicose-6-fosfato necessita de ATP e você considera a possibilidade de que, administração da glicose-6-fosfato, preservaria a energia do paciente. Você utilizaria a sugestão do residente? Justifique.
6) A hexoquinase cerebral tem uma Km para a glicose que é 100 vezes menor do que a concentração de glicose circulante (5mM). Qual é a vantagem desta Km baixa?
7) Os tripanossomos vivendo na corrente sanguínea humana obtém toda a sua energia livre da glicólise. Eles captam glicose do sangue do hospedeiro e excretam piruvato, como produto de eliminação. Nesta parte do seu ciclo de vida, eles não executam quaquer fosforilação oxidativa, mas utilizam outra via dependente de oxigênio, que está ausente em mamíferos, para oxidar NADH.
a) Por que é necessária esta outra via?
b) A via seria necessária se o tripanossomo excretasse lactato e não piruvato?
c) Por que esta via poderia ser um bom alvo para fármacos antiparasitárias?
8) Um homem negro queixando-se de distensão abdominal e diarréia. Explicou que o episódio aconteceu após ter comido grande quantidade de queijo. E relatou que sempre acontecia episódios como este após ingestão de derivados de leite. Qual a provável deficiência enzimática:
a) Alfa-amilase salivar
b) Sacarase
c) Lactase
d) Isomaltase
e) Alfa-amilase pancreatica
9) Explique o ciclo de Cori.