resumo do texto fabrica de engenheiros
Atualmente contamos com uma vasta exploração de reservas esgotáveis de energia, que por sua vez são denominadas fontes convencionais de energia o que vem gerando uma grande preocupação para os anos seguintes. São fontes convencionais de energia, por exemplo, as usinas hidrelétricas e as termelétricas, os combustíveis fósseis, o gás natural e o GLP. Entretanto, muitas destas fontes produzem efeitos desastrosos para a natureza, ou estão em vias de esgotamento. Isso significa que é necessário viabilizar novas fontes energéticas, já que o consumo de energia no mundo vem aumentando de forma alarmante. Além do mais não é possível assegurar a degradação do meio ambiente produzida por algumas fontes convencionais de geração de energia. Com isso surge a necessidade de se encontrar formas alternativas para a produção de energia, o que visa principalmente em priorizar os recursos renováveis para assim não desembocar no mesmo problema dos combustíveis fósseis, cujas reservas estão se esgotando e não há possibilidade de renovação. Dentre os vários tipos de produção de energia, destaca-se principalmente a produção alternativa de energia elétrica, este processo é denominado de energia fotovoltaica, no qual se resume em captar a energia proveniente da luz solar e transforma-la em energia elétrica.
Este processo tem como principais características: produzir energia limpa (não gera resíduos), não é escassa e não depende de outros meios para a obtenção de energia, ou seja, é um sistema autônomo e uma de suas grandes vantagens é que não causa impactos ambientais se comparado com outros sistemas convencionais de produção de energia.
A energia solar fotovoltaica pode ser obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade por meio de uma processo fotoquímico, pode-se definir o termo Fotovoltaico como: foto=luz, voltaico=eletricidade. Tal conversão de energia é realizada através de células solares fotovoltaicas, na qual consistem de um material semicondutor,