Síntese dos textos: Concepções teóricas da formação de professores, O papel do engenheiro na sociedade, A tecnologia social e seus desafios
Concepções teóricas da formação de professores,
O papel do engenheiro na sociedade,
A tecnologia social e seus desafios.
Concepções teóricas da formação de professores
Resumo
Este texto retoma o tema escravidão, o racismo presente no passado e no presente do Brasil, a forma de contribuição do movimento negro do século XX, abordados no texto “ESCRAVIDÃO ONTEM, PAZ HOJE: uma questão de justiça” de Ivo Pereira de Queiroz.
Introdução
O Brasil é um país que foi criado na base da escravidão. Os escravos sofreram injustiças no seu passado e seus descendentes sofrem até hoje. O racismo é uma triste realidade presente em nosso país e aos poucos, através do movimento negro, essa realidade vem mudando aos poucos para melhor.
Da escravidão aos dias atuais
O passado do Brasil e seu presente não foram e não são os mais justos para todas as pessoas, o racismo é até hoje presente no cotidiano dos descendentes dos africanos.
Muitas vezes esse racismo passa despercebido, o caso do racismo silenciado, onde as pessoas se separam em grupos a partir de suas matrizes fenotípicas.
O brasileiro não admite reconhecer os descendentes africanos como vítimas de mecanismos excludentes. O Paraná, por exemplo, se diz ser colonizado por imigrantes europeus, porém pesquisas realizadas pelo grupo Clóvis Moura, comprovam que a presença africana em sua região é muito mais forte do que se supõe.
Para conseguir reverter essa situação história, o povo africano, após a abolição da escravidão, teve de lutar e sobreviver a negação sistemática de direitos. Devido a incansáveis esforços, muitas conquistas ocorreram, entre elas o movimento negro brasileiro que contribuiu decisivamente nos resultados obtidos, em destaque, a contribuição de militares negros no sindicalismo, nos partidos políticos e no contexto educacional.
A III conferência mundial contra o racismo, descriminação racial, xenofobia e intolerância