Ginática Artística
Manifestações Gminicas
Ginástica Artística
São Paulo
2014
Conteúdo
Conteúdo 2
Ginástica Artística 3
Histórico 3
A prática em grupo: Herança sueca. 3
Características físicas e gêneros da Ginástica Artística. 5
Treinamento e preparação 5 Movimentos 6
Subdivisões e Aparelhos 8
A Federação Internacional 10
Principais Competições 11
Principais equipes e nações 12
História da Ginástica Artística no Brasil 12
Ginástica Artística na Educação Física Escolar 13
Como ensinar Ginástica Artística na Escola 15
Referencias 15
Ginástica Artística
Histórico
A ginástica, enquanto prática do exercício físico veio da Pré-história, afirmou-se na Antiguidade, estacionou na Idade Média, fundamentou-se na Idade Moderna e sistematizou-se nos primórdios da Idade Contemporânea.
A ginástica artística, enquanto atividade teria surgido, segundo estudos, na Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética, e no Egito Antigo, onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas com o intuito de entreter os transeuntes. Como a prática constante desenvolvia habilidades corporais importantes, como a força e a elasticidade, ela passou a ser adaptada ao treinamento militar. O mesmo uso fora feito na Grécia Antiga - onde a ginástica continuou a desenvolver-se. Contudo, em Roma, o apreço pela modalidade artística enquanto treinamento caiu em desuso, e a ginástica passou a restringir-se apenas a apresentações de circo que inspiravam os soldados antes das batalhas, enquanto estes davam à ginástica outros valores em termos de preparação militar.
Seu ressurgimento na Era Moderna fora, como no princípio, ligado à arte. A forma gímnica que chegou a Europa começou com o trampolim, tendo suas primeiras atividades descritas por Archange Tuccaro, no livro Trois dialogues du Sr. Archange Tuccaro, no século XV, ao oeste europeu. Na época do Renascimento, os principais artistas faziam culto ao