Ginástica Geral
Introdução
A Ginástica Geral é uma atividade corporal considerada uma fusão de outras modalidades de ginástica, pois se compõe de diversos materiais para caracterizá-la.
Santos (2001, p.23) define a ginástica geral como “[...] um campo abrangente da Ginástica, valendo-se de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, apresentados através de atividades livres e criativas, sempre fundamentadas em atividades ginásticas”...
O professor de educação física tem um papel fundamental no conhecimento e aprimoramento no que diz respeito ao desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo do aluno. Por isso, seu papel enquanto educador é proporcionar aos alunos um repertório amplo de atividades, utilizando todos os conteúdos que a educação física dispõe (jogos, lutas, esportes, ginástica, dança), para que eles tenham a oportunidade de experimentar novos movimentos, criar, relacionar-se, desenvolvendo assim seus domínios cognitivo, motor e afetivo-social.
Relaciono nesta proposta a grande importância que a ginástica exerce como um dos conteúdos da educação física escolar e seus inúmeros benefícios físicos e psicológicos que ela pode proporcionar através da sua prática.
Podemos dizer que a ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para nosso desenvolvimento humano nos seus aspectos motor, cognitivo, social e afetivo. E suas capacidades requisitadas, que são: flexibilidade, equilíbrio, força e agilidade, que servem de base para a prática de outros esportes e atividades.
Destaco alguns dos benefícios que podem ser obtidos através da ginástica:
- Coordenação
- Confiança
- Organização
- Valorização Cultural
- Diversidade
- Criatividade
- Interação Social
Desenvolvimento:
Público alvo: adolescentes
A instituição onde será executada a proposta de Ginástica Geral, está inserida em uma comunidade de baixa renda, onde os adolescentes estão muito expostos à marginalidade e às drogas.
Com esta