Dialogo em Atenas
1 – Qual o ponto de vista que Sócrates defende?
Sócrates defende a ideia de que um bom administrador, não depende de sua vivência ou experiência em determinada área, mas sim de suas competências, conhecimento, liderança e percepção, assim podendo liderar seus subalternos com eficiência, seja qual for sua área de atuação.
2 – Qual o ponto de vista que Nicomáquides defende?
Nicomáquides enfoca uma ideia, onde se baseia nos costumes, algo mais tradicional, onde se leva em conta a experiência vivida, e não a capacidade de liderança ou gerenciamento dos subalternos, pensando somente assim pode obter resultados satisfatórios com seu grupo.
3 – Entre Nicomáquides e Sócrates, com quem você concorda? Que argumentos você usaria para cada um dos pontos de vista?
Acredito que ambas as teorias possuem partes essenciais ao cargo, muito embora, sem as qualidades e capacidades de gerenciamento, o conhecimento não será suficiente para o sucesso do grupo.
Sócrates enfatiza as qualidades de um bom administrador, supondo desnecessário a vivencia, ou não conhecer as necessidades do empreendimento e do grupo a fundo.
Nicomáquides defende a ideia de que, é necessário somente a vivencia nas atividades a serem gerenciadas, profundo conhecimento de causa, não levando em consideração as qualidades e conhecimentos necessárias para um bom “gerente”.
4 – Até que ponto esse diálogo continua atual? Descreva uma situação, se você conhecer, no qual há pontos de vista conflitantes sobre as competências necessárias para alguém para alguém administrar um empreendimento de qualquer tipo.
Até hoje, estas diferenças se fazem presentes, pois em muitos casos, pessoas despreparadas ocupam cargos de gerenciamento e liderança de muitos subalternos, não levando em conta sua capacidade de gerenciamento, ou conhecimento de suas funções. Em virtude destes fatores, gera certo desconforto entre os subalternos, que podem não produzir de acordo com as expectativas