Ginástica Laboral
História ( Iago )
A Ginástica Laboral é praticada desde 1925, na Polônia, com o nome de Ginástica de Pausa, alguns anos depois surgiu na Holanda e Rússia. Em 1928, japoneses funcionários dos correios, praticavam visando qualidade de vida e produtividade. No início da década de 60, ela começou a ser praticada na Alemanha, Suécia, Bulgária, Bélgica, Estados e Japão. No Brasil, a ginástica laboral surgiu em 1969 para então contribuir em um índice menor de acidentes de trabalho. Várias ações isoladas contribuíram para o desenvolvimento da ginástica laboral, ao longo da década de 70. Em 1987, através da portaria n° 4602 do Ministério da Previdência e Assistência Social foi reconhecida a primeira doença popularmente chamada de “Doença dos Digitadores” ou a tenossinovite, conhecida hoje como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Definição ( Zé Antonio)
A Ginástica Laboral é a prática de atividade física durante a jornada diária, programada para ser realizada no próprio local de trabalho, para que não haja locomoção dos funcionários e nenhum atraso no trabalho, porém pode ser realizada em outro local da empresa. Todos os funcionários da empresa, voluntariamente, podem fazer parte. A atividade não causa fadiga e sudorese, por ser de curta duração (8 a 15 minutos) podendo ser realizada com o uniforme.
Características ( Jordy )
A Ginástica Laboral se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.
Tipos de Ginástica Laboral (Laione)
Ginástica Preparatória: Realizada no início da jornada de trabalho, ela é constituída de aquecimentos e ou alongamentos específicos para determinadas estruturas exigidas.