Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.
Benefícios
Para o funcionário
Alivia o estresse; Melhora a postura do corpo; Melhora a saúde; Diminui o sedentarismo; Diminui as tensões adquiridas no trabalho; Previne lesões; Previne doenças causadas por trauma cumulativo; Aumenta a motivação.
Para a empresa
Diminui os índices de acidentes de trabalho e absenteísmo; Estimula o trabalho em equipe; Melhora na produtividade; Previne a fadiga muscular e lesões ocupacionais.
O que é?
A Ginástica Laboral analisa a importância da reeducação postural, alívio do estresse e método de Ginástica laboral no local de trabalho com finalidade de valorizar a prática das atividades física como instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Trata-se de um conjunto de práticas elaboradas a partir da atividade profissional exercida. A técnica procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e as tonificando.
O programa de ginástica laboral consiste em práticas diárias elaboradas a partir da atividade profissional exercida.
A ginástica laboral é programada para ser realizada no próprio posto de trabalho, sem com que haja a locomoção dos colaboradores para um outro espaço físico e