Ginástica laboral
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 7
2. OBJETIVOS 8
2.1 OBJETIVO GERAL 8
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
3. METODOLOGIA 8
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
4.1 Ginástica Laboral – Conceitos 9
4.2 Histórico da Ginástica Laboral no mundo e no Brasil 9
4.3 L.E.R/ D.O.R.T (lesão por esforço repetitivo/doença osteomuscular relacionada ao trabalho) 11
5. BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL 13
6.Elaboração de um programa de Ginástica Laboral 17
6.1 Avaliação Ergonômica do Trabalho e Avaliação Ambiental 18
6.2 Avaliação Postural Funcional Individual 18
7. Considerações Finais 20
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
1. INTRODUÇÃO
A vida do homem moderno hoje em dia, o leva cada vez mais a situações de stress, pois seu dia- a dia está voltado a circunstâncias críticas de subsistência, tais como moradia, alimentação, transporte, ensino, saúde e a própria manutenção do emprego.
Saber administrar este stress é o grande diferencial entre os dirigentes e colaboradores das empresas, levando- se em consideração que comprovadamente a melhoria no nível de qualidade de vida está diretamente relacionada à produtividade.
Esse novo cenário de trabalho produz reações fisiológicas e psíquicas negativas como estresse, fadiga, distúrbios Osteo-musculares relacionados ao trabalho (DORT) e lesões por esforço repetitivo (LER), diminuindo significativamente a qualidade de vida dos funcionários.
Além disso, com uma jornada de trabalho mais intensa e desgastante, os trabalhadores apresentam menos tempo para a prática de atividade física, o que torna o organismo mais predispostos às lesões. Desta forma, contribui para uma série de problemas de saúde, os quais provocam afastamentos temporários e até mesmo permanentes do trabalho.
Ciente destes fatos, muitas empresas já adotaram a Ginástica Laboral como uma das ferramentas a serem utilizadas na melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e na