Arquitetura
ESCOLA DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DENIS CADENA FERREIRA DA SILVA
KARILENE ROCHINK COSTA
MANUELA DE SOUZA LEITE
MARIA ANGÉLICA NASCIMENTO CARVALHO GARCIA
PATRIMÔNIO MUNDIAL
NATAL
Setembro, 2011
DENIS CADENA FERREIRA DA SILVA
MANUELA DE SOUZA LEITE
KARILENE ROCHINK COSTA
MARIA ANGÉLICA NASCIMENTO CARVALHO GARCIA
PATRIMÔNIO MUNDIAL
Trabalho acadêmico científico pertinente à disciplina Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental, ministrada no período 2011.2, turma 8MA.1, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar-UnP, como parte avaliativa da U1.
ORIENTADOR: Prof. Jesonias de Oliveira.
Natal
Setembro, 2011
Ilhas atlânticas brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas
Bem natural inscrito em 2001.
Localização: Pernambuco e Rio Grande do Norte
Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal. Atualmente, a reserva é formada por 21 ilhas e ilhotas que ocupam uma área de 26 km², situada ao sul do Oceano Atlântico e a leste do estado do Rio Grande do Norte. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado de Pernambuco. A ilha principal possui 17 km² e fica a 545 quilômetros do Recife e a 360 quilômetros de Natal. Já a reserva biológica do Atol das Rocas é composta de duas pequenas ilhas que pertencem ao estado do Rio Grande do Norte no Brasil. Ele é o único atol do oceano Atlântico Sul, compreendendo 360 000 m² (incluindo o atol e as águas que o circundam). Fica a 260 quilômetros a nordeste de Natal, capital do estado, e 145 quilômetros a noroeste do arquipélago de Fernando de Noronha.
Ambos os arquipélagos são formados por vários picos de um grande conjunto de montanhas submarinas de origem vulcânica e recifes, juntos possuem uma área de influência de aproximadamente 140.713 ha (Fonte: