Ginastica laboral
O número de funcionários doentes nas empresas devido a fatores psicológicos, mentais, corporais e sociais aumenta a cada ano por falta de interesse dos empresários. Com o objetivo de apresentar e explicar como o exercício físico pode auxiliar na qualidade do trabalho do funcionário, abordaremos a importância da Ginástica Laboral.
A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho existe e persiste desde o século XVIII. O novo processo de produção trouxe consideráveis mudanças, e o número de funcionários com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente.
As estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. Surgiu então a necessidade da criação de atividades que atuem direta e especificamente na prevenção de doenças nos sistemas muscular e nervoso dos trabalhadores.
O homem Moderno vem deixando de lado as práticas esportivas, e vem levando uma vida cada vez mais sedentária, o que acaba por provocar distúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas e etc.
Como reação a essa atitude, a ciência do esporte vem desenvolvendo estudos e demonstrando a importância que a prática constante de uma atividade física bem planejada (acompanhada) tem para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável.
1. OBJETIVOS
1.1 OBJETIVO GERAL
O presente trabalho te como objetivo conscientizar e informar os participantes do I WORKSHOP DA SAÚDE FESV, a importância, os benefícios e a utilização da Ginástica Laboral em empresas.
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Definir Ginástica Laboral;
- Apresentar seu histórico e objetivos;
- Expor os benefícios da Ginástica Laboral;
- Apresentar os materiais alternativos;
- Exemplificar atividades;
- Classificar a