Ginastica Laboral
A ginástica laboral é uma ferramenta bastante eficaz na prevenção de doenças ocupacionais que se incluem nos grupos LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
As empresas que promovem a prática dessa modalidade também são beneficiadas, na medida em que os funcionários não faltam tantas vezes ao trabalho por motivos de doença. A ginástica laboral também fortalece as relações para o desenvolvimento de trabalhos em equipe e aumenta a produtividade.
Além dos inúmeros benefícios físicos e mentais, as técnicas específicas utilizadas na ginástica laboral podem ainda contribuir para:
Aliviar o estresse e as tensões acumuladas, provocadas pelo excesso de trabalho;
Reeducar a postura corporal, principalmente para trabalhos que exijam movimentos repetitivos;
Diminuir o sedentarismo e a fadiga;
Aumentar o ânimo, melhorar o desempenho no trabalho e a integração no grupo de trabalho;
Prevenir lesões nas mãos, ombros, coluna, punhos e as doenças como LER (Lesões por Esforços Repetitivos).
A ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral foi criada no Brasil para integrar e apoiar os profissionais de Educação Física que trabalham com a ginástica laboral. Histórico
Sobre a Ginástica Laboral a primeira notícia que se encontra é uma pequena brochura editada na POLÔNIA em 1925, onde foi chamada também de Ginástica de Pausa, era destinada a operários e alguns anos depois surgiu na Holanda e Rússia.
No início dos anos 60 surgiu também na Bulgária, Alemanha, Suécia e Bélgica. No Japão na década de 60 ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da G.L.C. - Ginástica