Ginastica laboral
A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta a Revolução Industrial
(Inglaterra, século XVIII). Apartir desta época, o número de funcionários com Lesões por Esforços
Repetitivos
e
Distúrbios
Osteomoleculares
Relacionados
ao
Trabalho
(L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente.
O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da
Informática acentuou estas mudanças e catalisou suas conseqüências.
Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.
Os
objetivos do programa são desenvolver ações com vistas à melhoria da qualidade de vida do servidor e prepará-lo para a jornada de trabalho, além de ainda possibilitar a cada participante, pelo caráter do trabalho realizado, o desenvolvimento do espírito de equipe, estimulando o engajamento no planejamento e desenvolvimento das ações programadas, bem como na análise dos resultados obtidos. Dessa forma, todos são agentes ativos e co-responsáveis pelo programa implantado.
A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de dez a quinze minutos diários.
O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.
O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.
A Ginástica Preparatória é realizada antes ou logo nas primeiras horas do início do trabalho. Na maioria das vezes não é possível implantar em todos os setores antes de iniciar a jornada, mas logo no seu início e