gigante da industria
O capitulo 7 do livro “ A evolução do Capitalismo” de Maurice Dobb aborda a alteração econômica doséculo XIX, no que se refere a estrutura da Industria , as relações sociais, a produção e extensão do comercio que mostrou-se atípica modificando todas as ideias de uma sociedade sobre uma posiçãoatribuída desde seu nascimento.
As condições do século XIX foram favoráveis para o desenvolvimento da sociedade capitalista, uma serie de acontecimentos ampliaram os setores de investimentos e omercado de bens de consumo, diante desse cenário homens, considerando o documentário “ Gigantes da Industria”, desenvolveram uma visão ousada das circunstâncias favoráveis e a transformaram em impérios ondesuas influencias determinaram os acontecimentos mais importante que serviram para o desenvolvimento e consequências não só para o seu país, mas para o mundo.
A década de 1860 foi um período deinvestimento de capital anormalmente rápido, e de expansão muito rápida do equipamento produtivo da indústria. O sistema industrial embarcou em toda uma série de revoluções na técnica da produção, comotraço notável da época do capitalismo amadurecido e isso pode ser visto, quando Cornelius Vanderbilt (conhecido como Comodoro) e John Davidson Rockefeller constriuiram e revolucionaram duas grandesindustrias; a ferroviária e a industria do petróleo.
Vanderbilt era um homem muito duro e cruel nos seus negócios, por isso era conhecido com o Comodoro. Ele construiu praticamente toda a linhaferroviária dos Estados Unidos e John Davison Rockefeller dominou e revolucionou a indústria do petróleo, e fundou a Standard Oil Company, onde a crescente demanda por querosene e gasolina o fizerem