Gestão
Elaborado por: Katiana Erler Rodrigues e Vinicius Swatrz
Referencial Teórico do tema Controladoria
1. Conceito
A Controladoria, segundo Orleans Martins (2005), tem a finalidade de garantir informações adequadas ao processo decisório dos gestores, colaborando assim para a busca pela eficácia da empresa e de suas subdivisões, levando-se em conta o aspecto econômico. O que é reafirmado por Mosimann,Alves e
Fisch (1999) que comentam que a Controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupam da gestão Econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficiência. Já Borinelli (2006) faz um apanhado geral dos principais teóricos do assunto incluindo José Pereira (1991), Mosimann, Alves e Fisch (1999), Almeida, Parisi e Pereira (2001), e Garcia
(2003), tentando consolidar uma definição única, que leva em conta as ideias préexistentes como complementares, ou seja, uma definição mais completa. Desta forma, Borinelli (2006) chega à seguinte conclusão: Controladoria é um conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordem operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle do processo de gestão organizacional.
Identifica a razão de ser de uma organização e quais fatores estão contribuindo, ou não, para a eficiência e eficácia de suas operações, de forma que se assegure a continuidade do negócio pela geração contínua de resultados econômicos favoráveis.
Em decorrência da dinamicidade do cenário atual, as empresas enfrentam situações incertas, riscos e oportunidades, as quais influenciam na escolha das estratégias, na definição dos objetivos e no processo de tomada de decisão. Nesse contexto, a informação ganha maior importância e pode ser considerada primordial como diferencial nos negócios.
Considerando a relevância da informação