As quatro dicotomias da personalidade
O MBTI (Mayers-Briggs Type Indicator) é constituído por quatro pares antagônicos de personalidade, chamados de dicotomias (dimensões). As dicotomias são baseadas na maneira agir e pensar dos indivíduos, classificando-se quanto à obtenção de energização ou motivação, a informação, a tomada de decisão e quanto à orientação para o mundo externo.
Organizadas comumente com letra maiúscula, os pares dicotômicos, quando combinados sugerem uma preferência tipológica global aplicável a todos os indivíduos.
Energização/ Motivação
Introversão (I)
Extroversão (E)
Informação
Sensação (S)
Intuição (N)
Decisão
Pensamento (T)
Sentimento (F)
Mundo Externo
Julgamento (J)
Percepção (P)
Energização ou motivação: relacionamento do indivíduo com o mundo, principalmente no que diz respeito à obtenção e direcionamento da energia e concentração da atenção. Divide-se em:
Introvertidos (I): são geralmente pouco sociáveis; obtém sua energia ficando sozinhos e concentram sua atenção nas ideias e pensamentos. Pensam muito antes de agir.
Extrovertidos (E): são geralmente sociáveis; obtém sua energia através da ação e concentram a atenção no mundo externo, ou seja, nas pessoas e nas coisas. Agem para depois pensar.
Informação: recepção e assimilação do que acontece no mundo. Há pessoas que concentram no que é concreto e outras no que é possível. Divide-se em:
Sensoriais (S): confiam naquilo que é palpável e concreto; apreciam detalhes e fatos. São realistas e práticos.
Intuitivos (N): confiam naquilo que lhe é possível, ou seja, mesclam as informações e as adaptam aquilo que acreditam. São geralmente criativos e imaginativos.
Decisão: diz respeito à tomada de decisões, chegada a conclusões e formação de opinião. Divide-se em:
Pensadores (T): são lógicos e consistentes, geralmente sistemáticos, pesam os prós e os contras das situações, valorizam a lógica e a justiça de forma padronizada.
Sentimentais (F): tomam decisões com base no