Gestão
Nos dias de hoje ocorre diariamente dentro de uma organização um termo comum e fundamental, a gestão. Este termo tornou-se indispensável de ser usado numa empresa, uma vez que depende dele e da sua qualidade o sucesso da organização.
A gestão consiste assim num conjunto de normas e funções criadas de modo a alcançar determinados objetivos estipulados para alcançar sobretudo o êxito da empresa e o bem-estar dos seus membros.
O gestor, aquele que fundamenta e desenvolve a gestão, cria planos estratégicos e operacionais, decide quem faz, o que faz e de que forma o fará, organizando as funções correspondentes a cada colaborador, de forma clara e sucinta, e quando será realizada a determinada tarefa. Na realidade o gestor procura obter “a pessoa certa, com as qualificações certas, no local e tempos certos”.
Uma outra função fundamental de um gestor é a direção que consiste na ação do gestor perante os outros, isto é, na influência que o próprio terá de modo a alterar comportamentos, nomeadamente quando ele fomenta a comunicação com os outros, quando dispõe de tempo para conviver e se interiorizar no meio dos elementos, tudo isto factos que irão contribuir para um ambiente saudável, para um crescimento de motivação.
A motivação é um aspeto de imensa importância pois os colaboradores são a imagem da empresa, são eles que colocam a empresa em movimento.
Nem sempre tudo corre consoante o planeado, por vezes pequenos detalhes são esquecidos e algumas funções não são concluídas da melhor forma, por isso é importante existir também, um controlo por parte do gestor.
As funções referidas anteriormente são de igual importância e dependem umas das outras para que tudo corra da melhor forma.
Existem níveis de competências essenciais num gestor; a nível conceptual entende-se a capacidade de olhar à sua volta e ir buscar ideias a outros lugares, para reaplicar ao seu caso, é importante entender o que rodeia a empresa; ao nível