gestão
Turma POS I15
Professora : Mary Koiffman
Disciplina: Liderança, Empregabilidade e Coaching
Texto: As conquistas do Everest e da Antártida
Autor: Michael Useem
O texto nos traz noções de liderança baseadas em experiências de trekkings e escaladas. São relatadas três experiências: Antártida, Himalaia e com os Marines.
Na Antártida foi realizado um acampamento , com a ajuda de todos e lá permaneceram por dois dias , fizeram integração e divisão de tarefas. Após isso o grupo foi divido em três equipes e a coordenadas em GPS do novo acampamento . Cada equipe , apesar de possuir as mesmas coordenadas, seguiram caminhos diferentes , buscando um mesmo objetivo. Ao chegar no local , se depararam com a vinda de uma tempestade e após discussões todos concluíram que o melhor a fazer era retornar para o primeiro acampamento , constata-se com o acontecimento que toda empresa, necessita de uma liderança centralizadora, pois imprevistos acontecem, e o plano pode não sair como o esperado.
A experiência no Himalaía ficou clara a superação dos interesses pessoais. Numa escalada ao Everest o grupo se deparou com um alpinista pedindo ajuda para o seu irmão , este enfrentava problemas de saúde devido a alta altitude, e seria necessário levá-lo para um ponto mais baixo, o que atrapalharia o descanso. Por sorte a médica da equipe possuia remédios para emergências. A liderança da equipe era revezada , eles aprendiam a sempre por a equipe em primeiro lugar , vencendo cansaço e sono .
O aprendizado com os Marines , na academia do corpo de fuzileiros navais norte-americanos, foi testada a habilidade da tomada de decisões sobre pressão . Foram divididos grupos e dados problemas com tempo para resolução. Verificou-se a necessidade de analisar o problema , criar uma solução e testá-la , pois a equipe que ficou muito tempo analisando , não teve tem hábil suficiente para concluir a tarefa . Qualquer semelhança com o mercado de trabalho , não é