trabalho top
CIM é um conceito que combina várias tecnologias (como o CAD/CAM, a Robótica, sistemas automáticos de identificação e de manipulação de materiais, a Visão Computacional e as Redes de Comunicação que interligam todos os elementos constituintes do sistema) para definir uma organização completamente integrada.
Estrutura CIM
0-Nível de Instrumentação: são efetuadas as operações elementares de reações aos estímulos do processo, também designadas por ações de controle em tempo real.
1-Nível da célula: constituído por um conjunto de máquinas destinadas a efetuarem o sincronismo entre as operações elementares do nível inferior e sua supervisão, em relação à detecção de anomalias e à sua recuperação, enviando mensagens sobre o estado do funcionamento ao nível imediatamente superior.
2-Nível do setor: são efetuadas as operações de condução e controle do processo por setores, sincronização e escalonamento de operações e flexibilização da produção em relação às ordens vindas do nível superior e das restrições e informações vindas do nível inferior. O nível supervisiona continuamente os índices de qualidade da produção, efetua análises de tendências na variação de todos os parâmetros críticos e envia ordens de correção ao nível inferior, no sentido da condução do processo como menor desvio possível dos parâmetros ideais.
3- Nível de Fábrica: nele está o supervisor global que interatua com os operadores humanos, o exterior e o nível imediatamente inferior. Aqui estão integradas e são tomadas todas as ações de controle estratégico e é efetuada a supervisão global do sistema. Neste nível que coexistem todas as funções de Planejamento e Gestão da Produção.
Vantagens do CIM
- Manifesta-se no melhor uso possível da tecnologia de informação no interior dos sistemas produtivos. As soluções do tipo CIM podem traduzir-se em ganhos fundamentais na eficiência estratégica;
- Seu processo de implantação, pode aumentar o desenvolvimento de importantes