APS UNIP EPA
As teorias e pensamentos administrativos evoluem a cada ano, de acordo com as necessidades das pessoas, dos mercados e das transformações globais como um todo.
Nesse trabalho vamos analisar a Abordagem Comportamental e a Sistêmica, dois pensamentos de escolas diferentes que visam otimizar a empresa como um todo.
A abordagem comportamental se baseia inicialmente na teoria de Maslow, um dos seus grandes nomes, já a Sistêmica é uma abordagem que integra a empresa e seus departamentos, como um organismo e tem seu grande nome com Ludwig von Bertalanffy.
São escolas e pensamentos diferentes e verificaremos nesse trabalho suas origens, teorias, processos e um estudo de caso final em que duas empresas concorrentes adotam cada uma das abordagens, de acordo com suas necessidades e mercado no qual estão inseridas.
1. Abordagem Comportamental
1.1 CONCEITO Teoria comportamental da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa, a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e adoção de posições explicativas e descritivas. Segundo Chiavenato é caracterizada por ser decorrência da Teoria das relações humanas, portanto sua ênfase é no comportamento humano, mas levando sempre em conta o contexto organizacional, de forma ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. De acordo com a teoria de Motta, vários autores foram importantes para o desenvolvimento da Teoria Comportamental da Administração. Acredita-se que ela, propriamente dita, inicia-se com Hebert Alexander Simon, em 1947 com o livro O Comportamento Administrativo, no qual foram apresentadas novas colocações e trazendo novos conceitos ao tratamento do processo de tomada de decisões e aos limites da racionalidade. Porém, outros autores foram importantes, a maioria deles