Movimentos Sociais
Os objetivos nas discussões era discutir as possibilidades e experiências educativas fora do sistema formal de ensino, sobretudo as vivenciadas através dos movimentos sociais populares. Além, é claro, aprofundar o debate atualizado sobre o papel dos movimentos sociais, seus modelos organizativos, suas bandeiras de luta, sua constituição enquanto sujeitos sociais, sua dimensão educativa e emancipatória. Procurou-se relacionar a ação dos movimentos sociais e do conjunto da sociedade civil, com um projeto político e pedagógico da educação brasileira.
Outro ponto colocado foi à fundamentação teórica em relação às ciências; A prática e a temática dos movimentos sociais se incorporam como objetos de estudo das ciências humanas e sociais, projetando-se, em seguida, como um novo paradigma, devido à grande importância prática e analítica que tais objetos de estudo atingiram, tanto na sua concepção empírico-analítica, quanto na sua dimensão de categoria teórica. Daí a grande atração que a problemática provoca para as principais escolas teóricas das ciências humanas e sociais contemporâneas.
Outro elemento fundamental é a relação inter-redes que se desenha como uma perspectiva de congregar esforços e potencializar os impactos na realidade local, as mobilizações gerais da sociedade, em campos específicos de intervenção.
Hoje,