DDS Ruído
O ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (dB). A escala de decibéis é logarítmica, de modo que um aumento no nível de som de três decibéis representa um aumento da intensidade de ruído para o dobro. Por exemplo, uma conversa normal pode atingir cerca de 65 dB e o nível atingido por alguém a gritar será de cerca de 80 dB. A diferença em dB é apenas de 15 valores, mas a pessoa que grita atinge uma intensidade 30 vezes superior. A sensibilidade do ouvido humano em relação a diferentes frequências também varia; por conseguinte, o volume ou intensidade do ruído são normalmente medidos em decibéis com ponderação A (dB(A)).
A intensidade de um ruído não constitui o único fator que determina a sua perigosidade; a duração da exposição é também muito importante. Para considerar este fator, são empregues níveis médios de som ponderados em função da sua duração. No caso do ruído no trabalho, esta duração é geralmente de um dia de trabalho de oito horas.
EPI´S para ruído
Os protetores auditivos (EPI´s), como d
Dispositivos que dificultam a passagem do som podem ser do tipo PLUG ou do tipo CONCHA.
Os do tipo PLUG são colocados no canal auditivo e podem ser descartáveis ou pré-moldados em silicone. Estes necessitam de uma correta colocação no canal auditivo, onde é necessário observar uma dimensão adequada, não podem ferir o canal e requerem um ajuste perfeito, mantendo uma rigorosa higiene para que não venha levar sujeira para a área interna do ouvido, que posteriormente causará infecções no aparelho auditivo. Os do tipo CONCHA que atuam como uma barreira á onda sonora são os mais eficientes.
Dado importante com relação aos EPI´s é o referente á sua manutenção e conservação para sua colocação deve seguir-se ás orientações do fabricante, pois os equipamentos perdem eficiência se utilizados de maneira incorreta. A higiene das mãos é muito importante no ato da colocação dos EPI´s.
Os pré-moldados devem ser esterilizados