Gestão
1. Introdução
A responsabilidade social representa a ideologia ética ou teoria de que a entidade, seja, organização ou indivíduo, tem a obrigação de agir em benefício da sociedade. Representa o dever que cada indivíduo ou organização tem de realizar de forma a manter equilíbrio entre a economia e o ecossistema.
Por definição, a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Como seres humanos, devemos encontrar e adotar uma conduta própria e recíproca tendo por base a simples razão.
A responsabilidade social não compete somente às organizações empresariais, mas também a todos aqueles que possuem qualquer ação ao meio ambiente.
2. O que é a Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
O conceito de responsabilidade social pode ser entendido sob dois pontos de vista. O primeiro, a um nível interno, pois refere-se aos trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que podem influenciar a alcançar resultados. Já o segundo, o nível externo, é visto como as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão implementados.
São vários os fatores que dão origem ao conceito de responsabilidade social, num contexto da globalização e das mudanças nas indústrias, surgem novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores em relação às organizações.
3. Enquadramento histórico
Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos E.U.A., na década de 50, e na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram, no início do século, mas foi em 1953, nos Estados Unidos, com o livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, que o tema recebeu alguma atenção. Na década de 70, surgiram associações de profissionais interessados em estudar o tema: American Accouting Association e American Institute of