Bacharel
Módulo: 2
Atividade: Atividade Individual 1
Título: Formação de Cartel
Aluno: Livia Faria Ulian
Disciplina: Economia
Turma: Faria Lima 1
Introdução
Algumas empresas e conglomerados para terem seus lucros cada vez mais exorbitantes, desenvolveram técnicas para que de uma certa forma conseguissem manipular o bom andamento da ecônomia.
Uma dessas técnicas é a formação de cartéis, prática considerada ilegal no Brasil, que visa a fixação de preços ou cotas de produção para que assim consigam eliminar a concorrência e obter lucros maiores em prejuízo do consumidor.
No Brasil existe um órgão, CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que zela pela livre concorrência no mercado. “É a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência.” (CADE, 2011). A investigação sobre cartéis fica sobre a responsabilida desse órgão, que faz todo o levantamento de informações e depois de analisar o processo, julga se houve ou não a formação de um novo cartel.
Para exemplificar, o texto abaixo apresentará uma possível formação de cartel com:
as principais características desse cartel, as motivações para sua formação, seus problemas, os possíveis danos à sociedade e como foi identificado; a importância do CADE e suas principais funções; a possibilidade de aplicação da teoria dos jogos.
Principais características do cartel
Pode-se entender que cartel é um acordo ilegal entre empresas que fazem parte de uma concorrência para tentar elevar os preços de seus produtos / serviços, para obter lucros cada vez maiores.
Recentemente, o metrô de São Paulo foi alvo da formação de um cartel, segundo os jornais Folha de São Paulo e Estadão. Em meados de julho de 2013, a empresa Siemens, por meio da delação premiada (acordo realizado entre a Siemens e o Ministério Público,