Gestão
Escola Superior de Ciências Empresariais
Disciplina: Introdução à Gestão
Curso: Gestão da Distribuição e da Logística
Docentes:
Professor Henrique Reis
Professor José Simões
Discentes:
Itelvina António, GDL 11;
Mónica Gaboleiro, GDL 11;
Nelson Cahombo, GDL 11;
Nuno Lopes, GDL 11;
Pedro Fernandes, GDL 11.
Tema:
Índice
Introdução
No âmbito da disciplina de Introdução à Gestão foi-nos proposto a elaboração de um trabalho acerca da GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES.
Para a melhor elaboração do mesmo questionámos Carlos Macedo, um administrador da organização ArtesanalPesca.
Ao longo do trabalho vamos apresentar um enquadramento teórico das matérias que consideramos essenciais para a análise crítica à entrevista de Carlos Macedo.
Enquadramento teórico
Quem são os gestores e onde trabalham
Os gestores podem ser pessoas com as mais variadas características. No passado era relativamente fácil de caracterizar os gestores, eram membros de uma organização que transmitiam aos outros o que fazer e como fazer.
Segundo o conceito clássico desenvolvido pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol (Istambul, 1841 – Paris, 1925), o gestor é alguém que desenvolve planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos organizacionais. Concebe as estruturas e estabelece regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando ou liderança.
Os gestores para além de serem líderes e orientarem equipas, também são executantes (muitos têm formação e treino diversificado e são multi-qualificados)
Os gestores trabalham nas organizações. Existem vários tipos de organizações dividindo-se assim em dois grandes grupos: com fins lucrativos e sem fins lucrativos.
O que fazem os gestores
As funções dos gestores variam consoante o