Gestão e organização escolar – o projeto politico pedagógico
A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos, sua comunidade escolar e sua realidade. Com isso, é fundamental que a escola tenha bem clara sua identidade, suas metas, sonhos, objetivos e propostas.
Chamamos Projeto Politico Pedagógico, o conjunto de aspirações e formas de concretizar objetivos e metas de uma escola. O PPP é um projeto que reúne propostas a serem executadas na escola, definindo e organizando as atividades escolares necessárias para que se de de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem, considerando a escola como um espaço de formação de indivíduos responsáveis e críticos, capazes de atuar na sociedade, modificando-a.
Assim, a seguir será apresentada uma analise de dados coletados em uma escola estadual, a cerca deste importante instrumento de organização escolar.
O Colégio Tolentina Barcelos Gonçalves tem, segundo seu PPP, a seguinte filosofia: “Educar para a vida, através de uma metodologia centrada na pessoa do educando, valorizando seu processo de construção de conhecimento”.
A gestão da escola busca uma administração integrada à esfera pedagógica, com uma visão global, preocupada com os recursos, os processos, as pessoas, o currículo, a metodologia, a disciplina, tudo de maneira interligada.
Busca-se também fortalecer a participação da comunidade na vida da escola e desta na vida da comunidade, qualificando a interação escola-familia-comunidade, para o comprometimento de todos com o processo educativo. Para a elaboração do PPP da escola foram chamados os pais, responsáveis, alunos e comunidade escolar, e todos os interessados puderam opinar e participar do processo.
Segundo Saviani:
Portanto, só é possível considerar o processo educativo em seu conjunto sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e democracia