gestão por processos
Gestão Por Processos
Mudanças significativas ao longo do tempo na forma como ele é alcançado.
Taylor e movimento da administração científica os conceitos de eficiência, especialização e medição do processo nas organizações.
Resultado: organizações se viram cada vez mais inclinadas tanto à especialização de atividades quanto à formação de profissionais especialistas em seus processos de negócio.
Gestão Por Processos
Anos 80
Gestão da Qualidade Total (TQM) - concentração na análise crítica de seus processos, produtos e serviços para a identificação de pequenos pontos de melhoria possíveis.
Ao final do anos 80
Reengenharia Total de Processos (BPR), - recriar um processo de maneira mais simples e implementá-lo de uma só vez por meio de um programa de mudança organizacional.
Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP – Enterprise
Resourse Planning) - implementar o modelo de empresa integrada e promover a mudança da visão departamental para a visão de processos nas empresas.
Gestão Por Processos
Anos 90
Sistemas de Workflow – um pouco menos rica em relação ao seu gerenciamento.
Movimentos não se revelaram suficientemente capazes de modificar a cultura do gerenciamento por funções nas empresas, bem como diminuir a desconexão entre as necessidades das áreas de negócio e a habilidade da
Tecnologia da Informação – TI em fornecer sistemas informatizados para a gestão organizacional.
Evolução destes sistemas mais a necessidade de suprir as deficiências apontadas por especialistas, surgiu o conceito de
Gerenciamento de Processos de Negócio – Business Process
Management – BPM.
Gestão Por Processos
BPM - cria uma definição simples de um processo de tal maneira que profissionais de diferentes áreas de uma organização possam ver e manipular o mesmo processo por meio de uma representação adequada, e agir nele segundo suas competências e responsabilidades.
BPM - desenvolvimento de uma capacidade que